quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º Maio 2013 - Bangladeche


France Presse 01/05/2013 08h15 - Atualizado em 01/05/2013 08h51

No 1º de Maio, milhares protestam em Bangladesh para lembrar tragédia

Desabamento de prédio provocou a morte de mais de 400 pessoas.
Autoridades locais divulgaram que 149 pessoas estão desaparecidas.

Da France Presse
Comente agora
Milhares de pessoas protestaram nesta quarta-feira nas ruas de Dacca, por ocasião do 1º de Maio, para exigir a condenação dos donos das unidades de confecção do prédio que desabou na semana passada e provocou a morte de mais de 400 pessoas.
Milhares de pessoas protestaram nesta quarta-feira nas ruas de Dacca (Foto: Munir uz Zaman/AFP)Milhares de pessoas protestaram nesta quarta-feira nas ruas de Dacca (Foto: Munir uz Zaman/AFP)
Também nesta quarta-feira, o Papa Francisco condenou o trabalho escravo, ao mencionar no Vaticano a tragédia em Bangladesh.
"A manchete que me chocou de verdade no dia da tragédia de Bangladesh foi 'Viver com 38 euros ao mês'. Era o que recebiam todas as pessoas que morreram. É o que se chama de trabalho escravo", declarou o pontífice.
Apesar dos pedidos de calma da primeira-ministra Sheikh Hasina, o governo teme atos de violência nas fábricas têxteis do país, onde operários trabalham em condições terríveis para produzir peças de empresas ocidentais.
Prédio de oito andares desabou na localidade de Savar (Foto: Munir uz Zaman/AFP)Prédio de oito andares desabou na localidade de Savar (Foto: Munir uz Zaman/AFP)
O balanço atualizado da tragédia divulgado nesta quarta-feira informa 402 mortos encontrados nos escombros do Rana Plaza, um edifício de oito andares que desabou em Savar, perto da capital.
O general Chowdhury Hasan Suhrawardy anunciou ainda que 149 pessoas são consideradas desaparecidas.
Em Dacca, os manifestantes exigiram justiça uma semana depois da tragédia.
Eles exigiram a execução na forca para os proprietários das unidades têxteis, que obrigaram os trabalhadores a permanecer no prédio, apesar das péssimas condições do edifício.
O governo de Bangladesh também foi criticado. Empresas europeias e americanas de confecção exigiram que Dacca melhore as condições de segurança dos trabalhadores.
Os parentes das vítimas criticam o governo por ter rejeitado a ajuda oferecida por outros países para as operações de resgate.
O governo anunciou um plano de inspeção das fábricas, mas rebateu as acusações de negligência nas operações de busca por corpos nos escombros do edifício.
Sete pessoas, incluindo o proprietário do Rana Plaza, foram detidas e acusadas de homicídio doloso.
Centenas acompanharam nesta quarta-feira enterro coletivo de trabalhadores que morreram no desabamento (Foto: Andrew Biraj/Reuters)Centenas acompanharam nesta quarta-feira enterro coletivo de trabalhadores que morreram no desabamento (Foto: Andrew Biraj/Reuters)

Sem comentários: