quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O arroz em nós, ou de que maneira temos o Oriente integrado na nossa cultura.

É garantido que antes de Portugal ter conhecimento directo do Oriente já o Arroz tinha chegado à mesa dos mais ricos e dos mais pobres em Portugal.
 Terá sido D. Dinis (1261-1325) que como é sabido tinha uma mulher que era uma Santa, a Raínha Santa Isabel, que introduziu a cultura do arroz nos campos do Mondêgo lá para os arredores de Coimbra.
Este mesmo rei que pelo plantio de milhões de árvores no chamado Pinhal de Leiria permitiu a futura construção naval que levaria ao massivo desenvolvimento da frota marítima e aos descobrimentos, aos achamentos e aos estabelecimentos de rotas, feitorias, malfeitorias e o resto que todos mais ou menos sabemos.
O plantio de milhões de árvores no chamado Pinhal de Leiria (segundo alguns foram só alguns milhares de árvores e para reforçar um pinhal antigo que já existia) veio de facto combater a erosão da faixa litoral, mas também estabilizar as dunas impedindo que estas invadissem as terras de cultivo,  e possibilitar o cultivo de arroz usando uma técnica antiga de consolidação de margens com o enterramento de pinheiros verdes descascados, em solos de aluvião em que o nível freático se torna mais regulável.
E vai daí actualmente cada português come em média 15 kg de arroz por ano, valor muito muito acima de qualquer outro povo na Europa.

 ...bolinhos (pasteis) de arroz
...caldo de arroz, creme de arroz...
...arroz de caril, arroz de açafrão, arroz de manteiga, arroz de tomate, arroz de ervilhas, arroz de feijão, arroz de grêlos, arroz de cenoura, arroz de míscaros, arroz de legumes, arroz de bróculos, arroz de forno, arroz de pimentos, arroz de castanha,arroz de repôlho...
...arroz com tortulhos, arroz com favas, arroz com feijão, arroz com pinhões, arroz com lentilhas, arroz com couves...
...arroz à lagareiro, arroz à crioula, arroz à transmontana...
...arroz frito, arroz branco...
...arroz doce, bolo de arroz...

e isto para só falar de arroz sem carne, sem peixe e sem sangue.
Qualquer destes pratos pode ser feito com arroz integral ainda que um ou outro seja mais indicado para o arroz descascado.
Metade dos pratos talvez seja preferível espécies japónicas de bago grosso tipo o arroz carolino, outras, talvez arroz índico tipo o arroz agulha.
É claro que cada receita é um tema a partir do qual se fizeram muitas variações.
Já vos dei o arroz por isso bom-apetite e bom-proveito.

Sem comentários: