gosto muito do desenho Luis, expressivo como sempre.
Eu sinceramente nunca tinha usado isto, via na parte da caligrafia e nunca tinha pensado em usar. Entretanto vi sites q realmente falam disto como um material relacionado com documentos antigos arabes. Encontrei ate uns videos que demonstram uma perícia incrível a desenhar... Vê este site: http://www.arabiccalligraphysupplies.com/index.html Adorava experimentar isto e perceber as melhores tintas, já vi desenhos lindíssimos...
Quanto a partilhar técnicas, não há razão para preocupação de partilhar, acho eu, cada pessoa tem uma forma diferente de desenhar ou desenvolver trabalho, se a pessoa usar algo em q pensaste e não a souber conjugar com o seu próprio trabalho vai transmitir uma sensação q algo está errado, que não esta interamente à vontade com aquilo como tu estiveste. Pelo contrario, se a pessoa usar como algo positivo vai melhorar o seu próprio trabalho sem a sensação de imitação e isso é bom. O mesmo não acontece quando se trata de trabalhos q se baseiam em ideias, ai sim há problema...
Mas no desenho que fazemos nao ha grande problema certo?
Nunca me preocupei com cópias, mas é claro que copiar ideias pode ser nefasto é por isso é que achamos que os pais do primeiro avião são uns tais irmãos americanos e não o Santos Dumont, o mesmo com o telefone etc. etc. Há contudo aquilo que os germânicos chamam "Zeitgeist" o espírito do tempo. Multiplas ocorrências e incidentes podem tornar favoráveis determinadas formas de expressão que por coincidência, vários artistas sem comunicação entre si dêem voz. Após Cézane, o cinema e a velocidade dos motores de explosão foi possível aparecer o cubismo de Braque. O artopógrafo Picasso que tudo copiava roubou a autoria a Braque mas ao mesmo tempo ligou vários artistas que por um tempo se tornaram conhecidos devido a essa etiqueta. O melhor é não copiar, já basta aquilo que inconscientemente se copia sem saber. Mas hás-de reparar que os mais reservados de métodos e ideias, os que não improvisam nem correm riscos são os mais conformistas e desinteressantes e simultâneamente os mais preocupados com os direitos de autor.
é verdade, eu também não costumo copiar mas já dei por mim a repetir frases de colegas e só me aperceber depois pois de alguma forma ouvi aquilo de uma forma distraida (nao associei à pessoa a frase devido a isso) ficando na minha memória e tornou-se meu sem me aperceber. É realmente normal as pessoas copiarem ou sereminfluenciadas, não é possivel também fazer nada sem influencias... Há uma ted talk interessante sobre direitos de autor: http://www.ted.com/talks/larry_lessig_says_the_law_is_strangling_creativity.html ve se tiveres tempo, acho q vale a pena
5 comentários:
Gosto muito destas cores .
gosto muito do desenho Luis, expressivo como sempre.
Eu sinceramente nunca tinha usado isto, via na parte da caligrafia e nunca tinha pensado em usar. Entretanto vi sites q realmente falam disto como um material relacionado com documentos antigos arabes. Encontrei ate uns videos que demonstram uma perícia incrível a desenhar...
Vê este site:
http://www.arabiccalligraphysupplies.com/index.html
Adorava experimentar isto e perceber as melhores tintas, já vi desenhos lindíssimos...
Quanto a partilhar técnicas, não há razão para preocupação de partilhar, acho eu, cada pessoa tem uma forma diferente de desenhar ou desenvolver trabalho, se a pessoa usar algo em q pensaste e não a souber conjugar com o seu próprio trabalho vai transmitir uma sensação q algo está errado, que não esta interamente à vontade com aquilo como tu estiveste.
Pelo contrario, se a pessoa usar como algo positivo vai melhorar o seu próprio trabalho sem a sensação de imitação e isso é bom.
O mesmo não acontece quando se trata de trabalhos q se baseiam em ideias, ai sim há problema...
Mas no desenho que fazemos nao ha grande problema certo?
Nunca me preocupei com cópias, mas é claro que copiar ideias pode ser nefasto é por isso é que achamos que os pais do primeiro avião são uns tais irmãos americanos e não o Santos Dumont, o mesmo com o telefone etc. etc.
Há contudo aquilo que os germânicos chamam "Zeitgeist" o espírito do tempo. Multiplas ocorrências e incidentes podem tornar favoráveis determinadas formas de expressão que por coincidência, vários artistas sem comunicação entre si dêem voz.
Após Cézane, o cinema e a velocidade dos motores de explosão foi possível aparecer o cubismo de Braque. O artopógrafo Picasso que tudo copiava roubou a autoria a Braque mas ao mesmo tempo ligou vários artistas que por um tempo se tornaram conhecidos devido a essa etiqueta.
O melhor é não copiar, já basta aquilo que inconscientemente se copia sem saber. Mas hás-de reparar que os mais reservados de métodos e ideias, os que não improvisam nem correm riscos são os mais conformistas e desinteressantes e simultâneamente os mais preocupados com os direitos de autor.
Isto deve ser do sono, mas cometi uma dislexia onde escrevi artopógrafo queria escrever artopófago por semelhança com antropófago.
é verdade, eu também não costumo copiar mas já dei por mim a repetir frases de colegas e só me aperceber depois pois de alguma forma ouvi aquilo de uma forma distraida (nao associei à pessoa a frase devido a isso) ficando na minha memória e tornou-se meu sem me aperceber. É realmente normal as pessoas copiarem ou sereminfluenciadas, não é possivel também fazer nada sem influencias...
Há uma ted talk interessante sobre direitos de autor:
http://www.ted.com/talks/larry_lessig_says_the_law_is_strangling_creativity.html
ve se tiveres tempo, acho q vale a pena
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