sábado, 11 de agosto de 2012

Alzheimer

Talvez não seja nada mas no outro dia um investigador apontava outra perspectiva para o tratamento da doença. Podia ser combatida com simples anti-inflamatórios tipo o ibuprofeno ou o diclofenac. A abordagem dos laboratórios é produzir moléculas que por exemplo activem o funcionamento enzimático da fosfolipase e regulem esse funcionamento para que não haja a formação das placas senis características da doença. O combate à doença pelo uso de anti-inflamatórios baratos que não trazem ganho adicional á indústria farmacêutica terá desencorajado a investigação dos resultados obtidos em doentes em que se controlava a acção dos anti-inflamatórios e se detectou a não progressão da Doença de Alzheimer.

Entretanto é sabido que a especiaria que dá a cor ao caril a Curcuma, Turmerico, que nós portugueses apelidamos de Açafrão-da-Terra  (Curcuma longa), Açafroa ou Açafrão da Índia para o distinguir-mos da planta de açafrão mediterrânica (crocus sativus) é um efectivo preventor e remissor da doença.

Também a Salva Brava (Phlomis lychnitis) parece ser eficaz na remissão da doença. Investigadores portugueses estão fazendo estudos com a planta para a produção futura de um medicamento para  tratamento de doentes de Alzheimer.

Sem comentários: