sábado, 6 de setembro de 2014

Os meninos do Índico - Homenagem a José Pádua





















A imagem do lado direito, expressão ingénua obtida com pequenos riscos à maneira impressionista, foi feita com lápis de côr sobre uma base de gêsso fresca de forma a fixar o pigmento na sua secagem. Esta imagem, vagamente uma paisagem litoral portuguesa sem localização definida, foi  preenchida com a presença de dois seres.
Na imagem do lado esquerdo reconhece-se que são crianças manuseando um brinquedo voador por eles executado vulgarmente conhecido por estrêla, papagaio, raia ou pipa. Sobre a ilustração colorida foi grafitado um primeiro desenho que depois foi retomado com um traço negro mais definitivo. 
Estes desenhos rápidos quase sem retoque registam em pormenor ampliado o momento anterior ao lançamento do brinquedo voador. 
A imagem final resultante desta sobreposição pretende ser uma metáfora da arte e do artista, ao afirmar o ímpeto juvenil perante a descoberta e a concretização com a dose inerente de iconoclastia que as caracteriza, ao mesmo tempo que releva a transformação de um objecto antiquíssimo, inicialmente utilizado com finalidade bélica  numa actividade lúdica, transcultural, ao alcance mesmo de meninos de escassos recursos seja em Portugal ou em Moçambique ou em qualquer parte.

José de Pádua nasceu em 1934, na cidade da Beira em Moçambique.

Sem comentários: