domingo, 22 de julho de 2012

Erjan Alimbetov toca Dombra, um instrumento tradicional do Cazaquistão o país da extensa planura das estepes das pastagens onduladas onde os Citas cavalgaram e iniciaram a rota da sêda.

Erjan Alimbetov faz parte de um grupo que toca uma mistura de música tradicional do seu país e de "rock metálico". A popularidade ultrapassou as fronteiras  do seu Cazaquistão e hoje são muito conhecidos na Europa Central e de Leste.

Este grupo que se chama Ulytau tomou o nome da província central do Casaquistão que é também o centro espiritual da identidade Casaque. Ulytau na língua antiga significava altas montanhas hoje poder-se-á traduzir por Montanha Sagrada.

Dombra - é um instrumento tradicional do Cazaquistão que pertence a uma família de instrumentos semelhantes com variantes no Uzbequistão, Quirguizistão, Tadjiquistão e Turkmenistão.
É um instrumento de duas cordas, dir-se ía a do céu e a da terra; a do feminino e a do masculino; a do corpo e a da alma; a do cavaleiro e a da sua montada 

Eu que não percebo nada de música pareceu-me entender no primeiro tema sonoridades que antes ouvi em Carlos Paredes, no segundo tema pareceu-me sentir rios e prados verdejantes, manadas a correr, aves em voo alto pairando, o murmúrio do vento nas suas asas e senti ao longe e ao perto o galope dos cavalos.






Sem comentários: