quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Os Estaleiros Navais e os "middle-men" que nos arruínam.



O País Portugal nada tem a ver com o Mar nem com a construção naval.

Se a Nação já foi de marinheiros, isso foi há tanto tempo que talvez só as pedras se lembrem.

O que o país foi sempre, foi o de ser terra de merceeiros, de intermediários de middle-men que é expressão mais conforme com este mundo contemporâneo trade de gente fashion, que fala o linguajar marketing.

? Para que servem então arsenais e estaleiros? Indústrias e oficinas? Só se for para arruinar e terraplanar de modo a construir vivendas apalaçadas com vista para o mar?
Não faz sentido que Portugal tenha Estaleiros Navais e que estes sejam parte do Desígnio Nacional. Construção Naval só de souvenirs para turista e mesmo essa manda-se fazer na China.


Um ilustre ministro de economia já tinha dado o mote: atrair reformados de luxo que queiram viver debaixo do nosso sol e dos nossos cuidados para que as suas pensões elevadas possam sustentar a prestação de serviço dos remediados que os servem e pagar bem a servidão de ministros que tudo isto idealizem.



Para quê ter amontoados de operários especializados, de técnicos, de verdadeiros engenheiros que possam trabalhar e ter orgulho no que fazem? Isso só acarreta problemas!

Por produzirem riqueza começam a falar uns com os outros, ganham consciência e já não se deixam enganar com papas e bolos. Há que nivelar por baixo se não for pela fome que seja pela necessidade mesmo daquilo que não faz falta.

Mas tudo feito na maior legalidade, discretamente e sem alarde, pois que as rezes para abate têm de ser enganadas até ao fim por necessidade prática e imperativo financeiro do lucro máximo da própria actividade de matança.



Não há aqui lugar para suspeitas de corrupção tudo tem de parecer transparente e imaculado. Há que proteger estas elites dos middle-men. Já não é aceitável que a casinha seja trocada pela mansão, que o quintal seja trocado pela quinta, que se compre um lote de papeis a tostão que depois passem a render um milhão. Temos de caminhar para a excelência trade que obriga a rigorosa regulação e controlo dos players.

Assim para os middle-men passaram a ser preferíveis as pensões vitalícias, as bolsas por palestra, as subvenções por consulta ou por parecer dado e ainda o patrocínio de filhos, netos, família próxima e vindoura e a instituição de fundações.

Ou seja em vez de se dar a chave dá-se a senha. Entre estas elites de middle-men há realmente nomes que abrem portas como o “Abre-te Sésamo” das Mil e Uma Noites. E já ninguém percebe ou se lembra que é uma história de ladrões. "Fecha-te Sésamo!".  
Por isso convém relembrar que nesta história, Ali- Babá acaba por triunfar enquanto aos 40 ladrões foi reservado um triste fim: Acabaram mortos antes do final da história.






Sem comentários: