quinta-feira, 30 de setembro de 2021

"Heavy Colours". Na Galeria de Arte do Casino Estoril a Exposição com Escultura de Beatriz Cunha e Pintura de Branislav Mihajlovic é naugurada hoje quinta-feira 30 de Setembro pelas 19:00h e termina a 25 de Outubro de 2021. Texto no catálogo.


 






















Os horizontes por construir

Vivemos um tempo em que o horizonte foge à contemplação. Encontramo-nos perdidos no turbilhão. Basculamos.

Há notícias de cidades longínquas mergulhadas na bruma industrial em que grandes placards de luzes brilhantes anunciam o nascer e o pôr-do-sol.

As fronteiras mais presentes e mais fechadas delimitam territórios e tornam proíbido o que era livre. A Humanidade que caminhou sempre e se ergueu caminhando, está agora confinada.

Encerradas as fronteiras às pessoas, apenas as mercadorias passam e passam pessoas enquanto mercadorias.

Nunca houve tanta segregação nem tantos muros foram erguidos.

A esperança é uma linha imprecisa que o olhar adivinha no espaço e no tempo. O não desistir requer um esforço continuado para transpor inumeráveis obstáculos mas não há alternativa para a miragem.

A luz enfim materializa as cores e as formas. A luz interior que revela a realidade que nenhum “smog” pode turvar. É trabalho e responsabilidade do artista trazer essa luz.

Materializar os horizontes, concretizar a cor que a percepção não encontra num tubo de tinta; sintetizar influências e inquietações; recuperar dos escolhos destroços de naufrágios; reaproveitar salvados para construir outra vez; ter presente a arqueologia, a história, a ciência e a par dessa memória e entendimento buscar a totalidade é o que aqui nesta exposição Beatriz Cunha e Branislav Mihajlovic se propõem.

Reflectir, encontrar soluções, dar resposta e suscitar a curiosidade para perguntar de novo, para compreender o inexplicado, é o que caracteriza este labor filosófico e oficinal que aqui se mostra.

 

Luís Filipe Gomes




Sem comentários: