segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O estrangeirado.


3 comentários:

Lilazdavioleta disse...

Gosto muito , mas gostava , se concordares , que me falasses do teu estrangeiro

Luis Filipe Gomes disse...

Um mergulhador em apneia é um observador de uma realidade à qual não pertence.
A sua pequena cana de respiração permite-lhe olhar o meio pelo qual se sente fascinado sem que a ligação ao meio original se interrompa. A não ser por tempo breve quando a sua capacidade de mergulho sem respirar já é grande.
As baleias são bem o exemplo de um ser que pertence a um meio mas que vive noutro. A sua adaptação extrema não as torna desajustadas mas a nossos olhos evidencia a sua particularidade.

O meu boneco do estrangeirado representa alguém que observa com o olhar que não é seu. O alto viso da ave remete também para a altanaria rapace que caracteriza a observação de quem estando acima se julga superior.

Nesta realidade portuguesa em que nos ditam de fora o que devemos fazer cá dentro e em que pessoas que partiram trazem de fora as modas dos sítios onde estiveram causa-me apreensão e transtorno enquanto presa, sujeito a condições que não escolhi e que atempadamente identifiquei como nefastas.

Internacionalmente e com a vigilância do satélite ou do drone, este olhar altaneiro, estrangeirado, soberbo e sôfrego nunca esteve tão apto como agora a destruir a longa distância seres inocentes como se fossem insectos que se esmagam por medo e ignorância.

Não sei se foi proveitosa a explicação.
Diz-se que uma boa imagem vale no mínimo mil palavras, porque a livre associação de elementos possibilita ao observador compor uma interpretação. Essa é a parte criativa do observador. Essa interpretação também é dinâmica e varia com o tempo. Muitas vezes o observador tem capacidade de entender o discurso que o próprio autor não racionalizou nem consegue articular em palavras. Daí a dificuldade que tantos artistas têm em falar directamente da sua obra. A obra pertence a uma realidade e o discurso interpretativo pertence a outra.


Lilazdavioleta disse...

Foi muito proveitosa .
Obrigada .

Além do gostar , acrescento admiro e concordo .