quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Castanholas ou Trancanholas.

Homens com castanholas





























As castanholas mais simples eram duas talas de madeira de tamanho menor que um palmo. Resultavam das lascas de alguma sobra do entalhe feito em prancha ou tábua grossa de modo a ser encaixada em alguma viga ou em outro travamento qualquer. Após serem jogadas as talas umas contra as outras junto ao ouvido, escolhiam-se as mais densas e que soassem, com alguns cortes de mão acertada e navalha afiada, as duas farpas eram talhadas em objecto rítmico. Uma vez na mão competente seriam transformadas em instrumento musical. Com o dedo médio entalado pelas duas lâminas de madeira os tocadores sacudiam a mão em rodopios e ondulações à laia de asa de pássaro, ou de cauda de escorpião. Dos safanões ritmados com que sacudiam o ar tanto podiam soltar-se baques de coração entristecido ou crepitar estalos e estalidos em cadências de metralhadora.
Nunca soube porque lhe chamavam castanholas ou trancanholas. Parece óbvio que seriam castanholas por serem de madeira de castanheiro, ou por algumas adoptarem uma forma que parece a de uma castanha. Trancanholas porquê? Porque só ganhavam expressão trancadas entre os dedos do tocador? Não sei. 
Há iluminuras medievais que representam tocadores de trancanholas. O rastro das castanholas segue o Mar Mediterrâneo: Espanha, Itália, Países Balcânicos, Egipto, Turquia. Artefactos da antiguidade situam a sua origem na Fenícia, mil anos antes da nossa era. Mas o seu rasto pode ser traçado até à Índia. Ainda hoje existe na Índia um instrumento de nome Kartála que consiste num par de "talas" com que se marca o ritmo. Apesar de hoje em dia as kartálas apresentarem diversa formas e serem quase sempre de bronze, as formas mais arcaicas destas kartálas são semelhantes ás trancanholas e tal como elas, também eram feitas em madeira. Parece que "kartála" deriva do sânscrito "karta" significa mão e "tála" significa som.
Muito mais haveria a dizer sobre a maneira como se colocam nas mãos as castanholas e as trancanholas e como se pode variar a tonalidade com esse posicionamento. Como se pode recriar o efeito sonoro conhecido como efeito de Doppler. Dizendo de forma simples, recriar o som mais agudo que parece que se aproxima e o som mais grave que parece que se afasta, com a alternância de talas macho e talas fêmea. Ao ter numa mão fêmeas e noutra machos se consegue que soem a distância e o movimento. Mas isso de sons de fêmeas e machos é coisa para musicólogos ou outros ólogos.




Sem comentários: