sexta-feira, 27 de abril de 2018

vulgarmente assémico


2 comentários:

Justine disse...

Não sei o que quer dizer assémico...

Luis Filipe Gomes disse...

Assémico é o mesmo que dizer assemântico. A palavra é muito usada quando se refere à escrita dentro do contexto da pintura caligráfica expressionista, do gestualismo e da chamada poesia visual.
O melhor exemplo espontâneo de escrita assémica será por exemplo as "garatujas" de uma criança que ainda não aprendeu a desenhar as letras, mas que risca cursivamente o que será uma caligrafia à qual atribui um significado (uma carta ao "menino jesus")que possivelmente não conseguirá explicar algum tempo depois.
Assémico é também por definição o desenho, naquele sentido em que dizemos que um desenho vale mil palavras. Resta perguntar quais palavras e da boca de quem?
Por fim para o leigo, e somos todos leigos, assémico é por exemplo o uso de sinais sem que estes sejam sinais compreensíveis, isto é, sinais que deixam de o ser. Pode ser a escrita de uma prescrição médica ilegível pelo farmacêutico; pode ser o assinar com uma cruz; pode ser um conjunto de caracteres descontextualizados como a ilustração mostra.
Assémico é também o turbilhão de memórias, ideias, fantasias, receios, etc. que fazem o ruído de fundo do nosso pensamento o qual as filosofias orientais tentam parar com a prática da meditação.