terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Pois é um livro que tenho de comprar só para perceber um pouco melhor certas palavras e saber um poucochinho mais das antigas línguas originais do Próximo Oriente, Fenício, Acádio, Ugarítico, Hebraico.... Fica aqui a presentação de "A Origem da Língua Portuguesa" pelo seu autor Fernando Almeida.

2 comentários:

Justine disse...

Interessantíssimo! Vou tentar encontrar nas livrarias

Luis Filipe Gomes disse...

Há uns anos a propósito da etimologia de alma e animal, cheguei à palavra bicho. Diziam uns que era de origem obscura, os latinistas diziam que vem de bestia.
Depois o Mel Gibson fez aquele filme "A Paixão de Cristo" em que pôs toda a gente a falar as línguas antigas do tempo do Cristo: o Latim e o Aramaico que é ainda hoje falado por uma pequena comunidade.
Então não é que no "Pai Nosso" em Aramaico quando chega aquela parte em que diz "... e livrai-nos do mal" este mal em Aramaico diz-se "Bisho"!? O nosso bicho. Pensando no contexto em que mais veementemente usamos a palavra bicho, está certíssimo. Bicho é qualquer "coisa" da qual temos de fugir no caso de não a podermos identificar para a matar. Bicho é o mal. Também por causa disto quero ver o livro par ver se ele chegou à palavra bicho.