segunda-feira, 8 de abril de 2019

Hoje é o dia dos Ciganos ou dos Rom como eles gostam de ser designados por não ter carga pejorativa associada. Djelem Djelem

4 comentários:

Justine disse...

Povo riquíssimo em cultura secular, que eles preservam ciosamente. A música é admirável, há contudo alguns hábitos meio machistas que não me são simpáticos...

Luis Filipe Gomes disse...

Têm uma sociedade composta por clãs. A sua cultura é ancestral e complexa. Ficarás surpreendida se eu te disser que a tradição de eles casarem as meninas com outros meninos era para evitar que elas fossem violadas.
Que apesar do extermínio que sofreram nas mãos dos alemães e seus aliados no período de 1939 a 1945, chegados ao ano de 1975, países progressivos e esclarecidos que são padrão do melhor que a cultura ocidental tem para oferecer: A Suécia e a Suiça, ainda retiravam as crianças às mães "ciganas" para as criarem em instituições estatais e pior do que isso praticavam a esterilização das mulheres "ciganas".
Sabes Justine é que há vezes em que o machismo é só uma forma de resistência à eugenia. Os Rom são essencialmente como a água, adoptam a forma do vaso que os constrange, e sim nesse caso são machistas. E se eu te disser que são nómadas por obrigação e não por vontade. Mesmo depois de 1974 havia em Portugal uma lei que obrigava os ciganos a levantarem o seu acampamento passadas 24 horas.

Justine disse...

Vou pensar no assunto e nas tuas informações, mas não sei se fiquei convencida quanto à questão do machismo ser uma forma de resistência à eugenia…
Mas concordo que eles foram sempre perseguidos, e que não é por escolha que são nómadas

Luis Filipe Gomes disse...

Eu queria dizer que eles são machistas porque toda a nossa sociedade é machista. As palavras estão corrompidas como sabes. Muitas vezes o que chama-mos machismo também não passa de divisão funcional de tarefas. Que umas sejam altamente consideradas e outras menosprezadas também se deve a estratégias de dominação e poder que espelham a sociedade. Hoje chamamos machismo ao comportamento do tipo que se recusa a fazer as tarefas domésticas, mas não chamamos machismo ao tipo que manifesta todo o seu apoio à sua companheira e apoia o sonho que ela tem de fazer um implante mamário.