sexta-feira, 5 de março de 2021

Assémico.

Assémico é o mesmo que dizer assemântico. A palavra é muito usada quando se refere à escrita dentro do contexto da pintura caligráfica expressionista, do gestualismo e da chamada poesia visual.

O melhor exemplo espontâneo de escrita assémica será por exemplo as "garatujas" de uma criança que ainda não aprendeu a desenhar as letras, mas que risca cursivamente o que será uma caligrafia à qual atribui um significado (uma carta ao "menino jesus")que possivelmente não conseguirá explicar algum tempo depois.

Assémico é também por definição o desenho, naquele sentido em que dizemos que um desenho vale mil palavras. Resta perguntar quais palavras e da boca de quem?

Por fim para o leigo, e somos todos leigos, assémico é por exemplo o uso de sinais sem que estes sejam sinais compreensíveis, isto é, sinais que deixam de o ser. Pode ser a escrita de uma prescrição médica ilegível pelo farmacêutico; pode ser o assinar com uma cruz; pode ser um conjunto de caracteres descontextualizados como a ilustração mostra.

Assémico é também o turbilhão de memórias, ideias, fantasias, receios, etc. que fazem o ruído de fundo do nosso pensamento o qual as filosofias orientais tentam parar com a prática da meditação. Ou então não é nada disto.




2 comentários:

Justine disse...

O que quer que seja, di-lo muito bem com o teu desenho.

(Sobre o Yupanqui, houve um tempo em que eu sabia de cor "Los ejes de mi carreta", e desde esse tempo longínquo não deixei de ouvir a sua música - já não nos velhos LP´s, que já não tenho onde os pôr a girar…)

Luis Filipe Gomes disse...

Agora ando a tratar-me com o Atahualpa, Inti-Illimani, Quilapayún, Jara, Zeca... e as sinfonias do Shostakpvich.