terça-feira, 26 de abril de 2011

25 ANOS DEPOIS O DESASTRE CONTINUA, HÁ QUEM DIGA QUE SÓ HOUVE 70 MORTES. CONTARAM-SE DOIS MILHÕES SEIS CENTOS E CINQUENTA MIL VÍTIMAS DA RADIAÇÃO (MORRERAM OU TOMAM MEDICAMENTOS PARA DOENÇAS PROVOCADAS PELA RADIAÇÃO) ATÉ QUE PARARAM DE SER CONTABILIZADOS EM 1991. A ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA NA UCRÂNIA CONTINUA A BAIXAR; ERA DE 75 ANOS E DAQUI A DEZ ANOS ATINGIRÁ OS 55 ANOS PARA OS QUE ENTRETANTO NASCEREM ATÉ LÁ.

2 comentários:

Catarina Garcia disse...

O mais caricato é que ainda há pessoas a quererem uma central nuclear cá.

Luis Filipe Gomes disse...

Essas pessoas têm muito a ganhar. Sempre que existem grandes obras: pontes, barragens, autoestradas, ferrovia de alta velocidade, portos, plataformas logísticas, centrais nucleares... O negócio da produção de cimento, da construção, da exploração e manutenção; sempre fizeram fortunas. São essas grandes obras faraónicas que endividam os países e as nações durante gerações.
Não deixa de ser surpreendente que haja um plano para a construção de pelo menos mais 22 reactores na Ucrânia. O país necessita de energia para sobreviver ao Inverno, não tem dinheiro para pagar o gás natural da Rússia e assim com essa energia nuclear poderia também passar a vender energia eléctrica à dita Europa cuja opinião pública é cada vez menos favorável à construção de novas centrais.