segunda-feira, 8 de julho de 2013

CAVACO NÃO É SÓ UM CRUSTÁCEO, É TAMBÉM UM PEIXE SÊCO.


Do Brasil o "bureau" do gabinete técnicocientífico para assuntos relacionados com a biomarítimeconómicologia deste blogue enviou um esclarecimento adicional:


CAVACO NÃO É SÓ UM CRUSTÁCEO, É TAMBÉM UM PEIXE SÊCO. - peixe do mar conhecido por carapau (Caranx crysos) xarelete (Caranx latus), solteira, taquara, manezinho.
Esta espécie é representante de uma importante família de peixes de interesse económico, a família Carangidae, que inclui pampos, chicharros, palombetas, peixe-galo, xaréu, olhetes, salteira e várias espécies valorizadas para o consumo humano e pesca desportiva. O xarelete, também conhecido como carapau, cavaco, guaraçu, solteira, xerelete ou xaréu-dourado, é encontrado nos mares tropicais e temperados quentes do Atlântico.
 No Brasil é mais comum o nome xerelete, ocorre praticamente por todo o litoral. Esta espécie, forma grandes cardumes junto a praias e ao redor das ilhas. A sua desova ocorre em mar aberto, de Janeiro a Agosto. Alimentam-se de pequenos peixes, camarões, caranguejos e outros invertebrados. Mesmo não alcançando um bom valor de mercado, os xereletes são capturados com vara de pesca, linha de mão, rede de cerco, rede de arrasto e rede de espera, e sua carne é frequentemente encontrada fresca, congelada, salgada.

Ora nesta salganhada,quero dizer, nesta carne salgada é que reside o busílis  da questão:
Tal peixe, sêco pela desidratação em sal e pela cura de sol, conservado em tal secura como uma múmia e espichado como um cavaco de queimar na fogueira; terá perdido todo o seu animismo e ganho o apodo mórbido por assimilação e catacrese com o nome do lenho sêco.

Sem comentários: