segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Exposição virtual - Plantar a água.

40 Laurus nobilis


Semear bagas de Loureiro, em vasos feitos a partir de garrafões de água de plástico usados que foram deitados fora.
Esperar que nasçam as árvorezinhas.
A germinação já experimentada é de 2 para 10 bagas semeadas.
Fotografar crescimento durante um ano e fazer filme com a sequência fotográfica, o crescimento deve ser aproximadamente de 0,20m radicular por 0,40m de altura vegetativa exposta. 
Com as fotos fazer livro com dimensão de um postal de correio que ao desfolhar provoque a animação. As folhas devem poder ser destacadas para envio postal.
Expor 40 vasos com os loureiros durante 40 dias. O espaço deve ter luz solar e pode ser descoberto e em ar livre.
Na exposição projectar o filme feito com as fotografias.
Fazer o enquadramento histórico da utilização do loureiro desde a antiguidade pela cultura grega e romana.
Entretanto durante a exposição preparar o terreno para a plantação dos Loureiros. O terreno não deve ser encharcado, o loureiro gosta de ter água mas o terreno deve ter boa drenagem: marcar o terreno e abrir covas com 0,80m de profundidade a 3,00m de distância radial entre os centros da próxima cova. Adubar ou estrumar o fundo da cova com 0,10m cobrir com 0,10 m de terra para depois ser colocada a árvore. 
Plantar em Janeiro no Crescente Lunar. Plantar em paralelo duas filas duplas formando alameda (10 loureiros no comprimento 4 loureiros na largura).
Após plantação regar o pé das árvores mesmo que esteja a chover. Só não é necessário se após a plantação chover copiosamente . 
Em todo o processo devem ser envolvidos os menos idosos e os mais idosos, as crianças das escolas e os mais velhos que se disponibilizem.
    
A obra continuará indeterminadamente enquanto existirem os Loureiros e deverá frutificar e ser multiplicada na medida das bagas produzidas que sejam levadas e semeadas. 
A exposição pode e deve ser experimentada com outras árvores:  CEREJEIRAS, CASTANHEIROS, OLIVEIRAS, etc. etc. 
Com outra geometria e outra dimensão, a exposição deverá tomar outra forma quando forem escolhidos árvores diferentes que se misturem e convivam na harmonia de uma paisagem multidimensional, de um ecossistema.
                                                                                                                                

2 comentários:

Justine disse...

Gosto das tuas sementeiras - e também dos teus desenhos!

Luis Filipe Gomes disse...

É um privilégio agradar-te Justine.