quinta-feira, 14 de março de 2019

Malhões e mariolas - LAPIS- A exposição a inaugurar amanhã. Quando as pedras se amontoam.



Quando as pedras se amontoam sinalizam sempre alguma coisa. Podem ser marcos de limite de propriedade, podem ser orientações de bom caminho, podem ser ex-votos de agradecimento por graça recebida por um crente. 
Nas serras em que o solo é rochosos e mesmo a passagem continuada de pessoas não deixa pista de caminho pisado por onde seguir, é costume empilhar pedras para indicar a direcção do trilho.
Estes amontoados de pedras são no seu objectivo como as placas de direcção das modernas estradas. São sinais de orientação e destinam-se a salvar vidas. 
São construídos com base em algum ponto mais elevado e visível a distância. Podem ter só 3 ou 4 pedras, ou podem erguer-se alguns metros como uma torre.
Nas mariolas ou malhões, há pontos de mira que indicam o sentido para um e outro lado do caminho a seguir. Servem para dirigir o olhar para outra mariola que dali se avista, ou no caso de a visibilidade ser nula, se houver nevoeiro, chuva, ou falta de luz do dia, poderem ainda orientar a caminhada.
Esses pontos de mira podem ser "petadas", sulcos ou cruzes que se avivam raspando musgos e líquenes quando por lá se passa e podem estar descobertos ou tapados por outra pedra que se destaca do sítio onde está a marca.
Em alguns malhões há marcas que indicam até onde chega a altura da neve e atingindo um nível ou outro, indicam se é possível continuar a jornada ou se é melhor voltar para trás. Noutros há indicação para água de nascentes que nunca secam mesmo nos anos mais secos.
As marcas de ex-voto são notáveis por pedras que intercaladas não fazem parte da orografia local, uma pedra de granito numa terra de xisto, uma pedra polida do rio de cor diferente do local onde está depositada. Indicam que alguém carregou essas pedras como oferta de esforço sacrificial.
Por todas estas razões não devem ser empilhadas pedras sem saber o que se está a fazer, nem devem ser alterados ou destruídos montes que se encontrem feitos.

2 comentários:

Justine disse...

Muito bom, texto e desenho! Ansiosa por ver a exposição!

Maria Eu disse...

Faço minhas as palavras da Justine.

Bom, poder ver aqui o que não piderei ver no local! Obrigada!

Beijinhos, Luís :)