quarta-feira, 7 de outubro de 2020

António Rosado toca os cinco concertos que Beethoven escreveu para piano.

A integral dos concertos para piano de Beethoven, será tocada pela segunda vez no teatro São Luiz, após a sua primeira apresentação no Teatro Luísa Todi de Setúbal.
É uma empreitada gigante que se desenvolve ao longo de tês dias.
De alguma maneira descreve a construção mental envolvida na transposição do Beethoven de um período convencinalmente apelidado clássico para o Beethoven do período romântico.
Beethoven encarna uma revolução mas ao contrário do final habitual das revoluções -Cada Revolução termina com o seu Napoleão- quando ouço os quartetos de cordas ainda sinto que é música contemporânea. Beethoven ainda é a transformação do espírito, e a esperança.

António Rosado é um trabalhador incansável o seu repertório assim o demonstra por se estender por tantos compositores e abranger tantas épocas diferentes. Toca o que os especialistas consideram ser o mais árduo de ser tocado. Toca forte o que deve soar forte, mas o que é verdadeiramente mais difícil, consegue tocar delicada e suavemente o murmúrio das notas que devem ser apenas sussurradas como um segredo que se transmite ao ouvido.




Sem comentários: