terça-feira, 21 de abril de 2020

Rambóia e rambômania têm alguma coisa a haver de Rimbaud?























Tive um colega chamado Rambóia e lembro-me bem dele. 
O trabalho levou-lhe um olho e deu-lhe calos tão espêssos que agarrava brasas vivas sem se queimar; cortava as unhas grossas com a navalha alentejana; vestia camisolas com riscas à marinheiro; tinha voz rouca e entretinha-se a cavar uma horta que alimentava a família e os mais necessitados do seu bairro.
O Rambóia a que alguns chamavam Ti Rambóia era alegre e folgazão.


Rambóia - Pândega, paródia, folguedo, divertimento, farra, folia, galhofa, boémia, vadiagem, borga,vida airada, estroinice, laréu, boa-vai-ela. 



4 comentários:

Justine disse...

Não me parece que tenham alguma coisa a ver com Rimbaud, não, ele viveu pouco para grandes ramboias… assim como o teu amigo, pelos traços biográficos que indicas!

luisa disse...

Para além do trocadilho, que é coisa que me alegra, gostei de ler esse perfil do Rambóia e fico aqui a pensar que o seu desenvolvimento dava um belo conto.
:)

Luis Filipe Gomes disse...

Justine o meu colega Rambóia que bem poderia ser um Rambo se fôsse esse o seu feitio terá tido as suas ramboias algumas temerárias algumas picarescas mas era um homem mais velho e não se gabava. Quanto ao Rimbaud idem, mas sabemos pouco apesar das inúmeras teses.

Luis Filipe Gomes disse...

Luísa concordo que o Rambóia e muitos outros que conheci são pessoas autênticas com vidas mais ricas que qualquer personagem de romance mas não está dentro das minhas capacidades tecer a sua imagem além de pequenas notas e epigramas de memória e saudade.