quarta-feira, 24 de junho de 2015

Piri- Piri, malagueta, pimenta, ou mais exactamente, jindungo cahombo.



Trouxeram-me jindungo-de-cahombo de Angola. 

    texto: www.ecologicstation.com
 
Variedade residente das províncias de Luanda e Benguela, cercanías do Vale do Cávado, localizadas a noroeste e oeste de Angola, respectivamente. Muito resistente, cresce a 90 cm de altura por 60 cm de largura.  Tem preferência por climas quentes e húmidos, típico das florestas tropicais, com solo profundo, solto e bem drenado e rico em matéria orgânica, com pH entre 6,6 e 7,6, apesar de conviver com facilidade em zonas menos favorecidas desde que as temperaturas se mantenham elevadas.
As flores, de pedicelo inclinado na antese, surgem em numero de 1 a 3 por nó, com corola amarelo-esverdeada sem manchas na base dos lobos das pétalas, e anteras de coloração azul !!!.
Frutos, pendentes, em formato arredondado ou ligeiramente oblongo, mas sempre irregulares, configurando lóbulos com dimensões de 2,5 X 2,3 cm. Surgem em quantidades moderadas, deixando a planta muito bonita. Com a superfície completamente irregular, em forma de folhos apresentam coloração verde escura (imaturo), que passa gradualmente ao laranja e vermelho intenso brilhante (maduro). São muito aromáticos, com o sabor típico das Habaneros misturado a um toque selvagem, identificado como cheirando a cabra, de onde vem o nome ("kahombo" = cabrito). Dado o seu cheiro característico, o jindungo-de-cahombo, reluta muita gente. Contudo é bastante saboroso e reflecte na culinária o seu profundo e exótico aroma, com o tal sabor selvagem que faz as delicias dos seus apreciadores e simultaneamente tão profundamente rejeitado pelos seus detractores.
Cada fruto contém uma média de 30 sementes de côr creme, que germinam num período de 10—18 dias. A colheita, inicia-se 160 dias após a sementeira, para frutos maduros.
  Na sua região, é usada fresca na preparação de molhos para temperar vários tipos de pratos, nomeadamente a tão característica "muamba—de—galinha" à Angolana.

Já semeei em três sítios diferentes, e já dei a dois cultivadores meus conhecidos algumas malaguetas para que fizessem o mesmo.
A ideia é retribuir ao amigo que me ofereceu as malaguetas de jindungo cahombo um vaso com uma planta carregada de malaguetas.

3 comentários:

Unknown disse...

bom dia sera que da para me vender sementes ou uma muda de junduhgo cahombo?, e para uso proprio que procuro este tipo de gindungo, obrigada

Luis Filipe Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Filipe Gomes disse...

Para que seja possível enviar sementes tem de me indicar um endereço postal para recepção das mesmas. Diga-me então o seu nome e morada para o meu endereço electrónico luisdesenha@gmail.com Se viver na região de Lisboa, Portugal eventualmente uma muda será também possível.