quarta-feira, 3 de julho de 2019

Grada Kilomba - Memórias da plantação.

Ainda sobre segregação racial. Um livro de uma outra índole, mas que tem o mérito de dar voz e ser na primeira pessoa a voz de quem sofreu a segregação. A capa do livro é genial, é espelhada. A imagem que consegui falha esse brilho reflexivo e parece que a capa é cinzenta, mas de facto é um espelho. O livro tem o mérito de ser um espelho para quem o lê, e talvez por isso me tenha sugerido mais anotações do que as que faço habitualmente. As fragilidades que lhe encontrei talvez espelhem as minhas próprias fragilidades de interpretação e compreensão do que é o racismo a começar logo pela palavra "racismo" que enfatiza e dá valor a um tipo particular de segregação.


2 comentários:

Justine disse...

Andas então a ler daqueles livros que nos fazem dor na barriga e no peito, daqueles que nos indignam até à alma, daqueles que nos ensinam que nada sabemos da vida...

Luis Filipe Gomes disse...

Mal eu sabia que uns dias depois desta publicação uma senhora historiadora publicaria um artigo grosseiro e mal intencionado. Ao contrário destes livros os artigos como o da senhora historiadora é que me indignam e me dão um mau estar, até pela falta de rigor.