sábado, 24 de agosto de 2019

Diabo à solta.

A 24 de Agosto o Diabo anda à solta.


2 comentários:

Justine disse...

E andou?? Por aqui não dei por nada, apesar do ruído dos netos e filhos e amigos por vezes se assemelhar ao "diabo à solta"...
Abraço e viva Setembro!

Luis Filipe Gomes disse...

O 24 de Agosto é o dia de São Bartolomeu. Nesse dia dizem que o Diabo anda à solta. As camadas simbólicas e históricas são tantas que não se sabe muito bem do que se está falando. Em Esposende há a praia de São Bartolomeu do Mar e o Banho Santo das crianças nesse dia. É uma medida de protecção pré-cristã com certeza. Oferecem galináceos pretos para agradecimento.
São Bartolomeu terá sido um dos Apóstolos. Terá sido esfolado no Cáucaso lá pelo ano 50 mas nada se sabe. Dizem que foi até à Índia e nesse caso não terá sido esfolado. É padroeiro dos alfaiates, dos sapateiros e o que para mim é inexplicado, também é o padroeiro dos padeiros.
Neste dia os protestantes franceses foram mortos aos milhares numa daquelas carnificinas tão comuns entre cristãos. Neste caso particular os cristãos católicos mataram os cristãos huguenotes, franceses protestantes de origem germânica. Os genocídios são eternos e em nome do amor de Deus e dos seus profetas então...
O Diabo anda à solta a julgar pelo número de incêndios que surgem diáriamente e são causados por tudo e mais alguma coisa menos pelos incendiários, imagino por isso que sejam obra do diabo.